Arquivo de janeiro, 2016

Ignorância é uma força

Publicado: 25/01/2016 em Uncategorized

É impressionante como é difícil dialogar com uma pessoa ignorante, pois mesmo que você a defenda, ela considera-se lesada. E o que você pactua com ela, ela descumpre, pois não entende o valor da palavra empenhada. E essa ignorância, vai além da educação formal, da acadêmia. Hoje, além do analfabetismo funcional, há o analfabeto profissional: graduados, especialistas, mestres, doutores, que perderam a capacidade de raciocínio lógico, essa é a verdadeira ignorância, achar que sabe alguma coisa, confundindo a mera informação com o conhecimento e isso, a gente não aprende na escola, mas com os nossos pais e familiares, quando nos ensinam o respeito, a dignidade humana, o milagre da vida, e a efemeridade da existência.

Pessoas ignorantes são pessoas perigosas, pois elas defendem aqueles que as enganam, oprimem, usurpam e matam. Pessoas perigosas destroem a sua própria casa, enganam os seus familiares e o seu próprio povo. Pessoas perigosas desconhecem o significado da palavra caráter, ignoram o que são os valores. Não enxergam o brilho e a vida nos olhares das crianças, a sabedoria dos idosos, a importância da confiança e a vida que existem dentro de um verdadeiro amor.

“A mais bela de todas as vitórias, é quando os fracos levantam as suas cabeças e deixam de crer na força de seus opressores.” (Bertolt Brecht) E compreendem que a fraqueza é uma grande invenção dos mentirosos.

Pessoas ignorantes são perigosas, porque quando se expressam, é como se regurgitassem algo que não compreendem.

Nós somos nada aos pés do Grande Mestre, ele é a nossa Senda e a nossa Luz.

Do vapor que o calor transforma e sobe

leva junto resquícios de terra grãos

sobe junto os pólens, o cheiro da terra

no vapor de vaporosas ondas que evolam-se

 

No veludo do ar

eis-me aqui, subindo, sem mais por que parar

ganhando o ar, o oxigênio das alturas

sem mais, para o azul de azulidades é o meu destino

Quem és tu hombre,

diante de quem tantos morrem?

Para que tú… sobrevivas!!

 

20160123072531