“O capitalismo funcionaria, pois, muito bem. Tão bem que, um dia, ele deveria acabar por… consumir a si mesmo. Mas eis: ele não se consumará antes de ter consumido tudo: os recursos, a natureza, tudo – inclusive os indivíduos que a ele servem. Na lógica capitalista, indicava Lacan, ‘ o escravo antigo foi substituído ‘ por homens reduzidos ao estado de ‘ produtos ‘: ‘produtos […] consumíveis tanto como os outros’. Aliás, é nesse sentido mais para o macabro que o iminente psicanalista propunha entender as expressões levemente euforizantes como ‘ material humano ‘ou ‘ sociedade de consumo ‘ “. Dany-Robert Dufour – A Arte de Reduzir as Cabeças
Não deleguemos as nossas responsabilidades, sejamos nós mesmos os agentes da mudança que queremos para a nossa comunidade.
Quando alguém diz “este país não tem jeito”, está justamente ajudando a alimentar os oportunistas, os corruptos, os irresponsáveis,
que crescem feito ervas daninhas nos jardins que precisamos construir, cuidar e plantar para que os nossos filhos tenham oportunidades, e possam brincar, e se preparar para herdarem o mundo.
Pare de apenas falar, pare de apenas gritar, pare de apenas se lamentar, pare de apenas chorar, e comece a agir logo, participe!! Contribua de alguma forma para a mudança que nós necessitamos construir no nosso país, na nossa nação, no nosso mundo, na nossa vida.
“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade,
pois liberdade envolve responsabilidade,
e a maioria das pessoas se acovarda diante das responsabilidades.” Freud