Abaixo, os links da excelente palestra do mestre Mario Sergio Cortella:
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 1/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 2/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 3/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 4/4
“Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram, quando podiam.” Rabelais
François Rabelais ( escritor francês – 1494-1553)
Ciência sem consciência é somente ruína da alma.
O apetite aumenta quanto mais se come.
O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.
Pois as leis são como as teias de aranha; as simples mosquinhas e as pequenas borboletas se prendem nelas; os grandes trovões malfazejos as rompem e passam através dela.
Ria alegre e continuamente, pois a alegria e o riso são próprios do homem.
Todos os instintos do homem são sãos, contanto que não se voltem para tiranizar outros homens.
Tudo chega com o tempo para quem sabe esperar.
===========================================================================
A 300 quilometros por hora, com certeza é preciso muita coragem para pensar.
Mas não há outra alternativa, os computadores e a inocência não vão tomar decisões vitais para o nosso futuro.
Copiar é colar não traz o novo, não conduz ao fio que leva a invenção de uma nova história, pensar é um característica humana que precisa ser resgatada. Um valor divergente da maioria das instituições de ensino que estão ai se propondo a forma pessoas. Não é a excelência na educação o objetivo destas instituições “educadoras” de hoje. Seu objetivo é o lucro, a qualquer preço, nesse caso, o preço obscuro é a disseminação da irresponsabilidade, da passividade, da ignorância, que levam ao medo e a covardia.
Somente o pensamento e a reflexão serão capazes de nos conduzir ao encontro de alternativas e esta condição de submissão e impotência que nos encontramos hojes, reféns desta estranha criatura, criada por nós mesmos, que se chama mercado, e que eu prefiro chamar de Leviatã.
As instituições não existem por elas mesmas, elas são sustentadas por pessoas. As decisões tomadas pelas instituições, são pensadas e creio que o mais certo hoje seria dizer, impensadas, por homens, que adquiriram seus diplomas tirando 10, copiando e colando, e esquecendo de pensar. Porque pensar nunca leva a nota máxima, não é esse o seu objetivo, pensar sempre será um processo lento, digestivo, “processo”, e ele não tem nota, mas resultados, e o resultado é a prática, a implicação, o compromisso, o comportamento congruente com a idéia.
O resultado é o conhecimento servindo a comunidade. Não há razão para um conhecimento que não sirva ao coletivo. Aliás, se não servir ao coletivo, não é conhecimento, é ignorância, medo do verdadeiro encontro com o real, com o que é.
Estamos juntos!!! Os desafios estão postos sobre a mesa. A verdadeira crise é a de valores.
7 bilhões de indivíduos podem muito bem pensar uma novo mundo. E os 0,1% que detém 80% da riqueza do mundo, podem muito bem juntar-se a nós, alguém tem ceder, para que consigamos avançar.
Interconectados a teia global, podemos sim assumir as rédeas de nossas vidas, podemos sim encontrar alternativas comuns.
Podemos sim assumir que esse mundo individualista, imoral, não pensado, ignorante, deveras criminoso, não é o que queremos para os nossos filhos, para as nossas mulheres, para os nossos anciões.
Podemos muito bem relembrar um pouco a nossa história, quando houve um tempo, em que os nossos filhos, as nossas mulheres e os nossos anciões, eram a nossa maior riqueza. Esse tempo, era um tempo de homens, um tempo de caráter, de honra, não de moleques, não de perversos, não de irresponsáveis, como hoje.
Mas estes perversos, irresponsáveis, são pouco, muito somos nós. Mas quando não assumimos a nossa microparcela de participação, nós deixamos os perversos assumirem. Deixamos os irresponsáveis conduzirem o fio efêmero de nossas vidas. E quando assim fazemos, nós nos juntamos aos perversos, a nossa não ação, não atitude, é dinamite na mão destes perversos.
Se conseguíssemos ao menos convencer o Leviatã e seus discípulos que essa corrupção e essa ganância é ruim para capitalismo, no nosso caso específico do Brasil, e estamos sentido isso na pele, essa corrupção tem causado o nosso subdesenvolvimento. Os recursos estruturais para escoarmos a produção do nosso país foram roubados da nossa nação por uma elite de criminosos. Mas iss foi e está sendo ruim para o próprio avanço do capitalismo. Ou seja, é até burrice, visto que os criminosos ganhariam 10 vezes mais se permitissem que o país crescesse. Essa é a grande façanha da ignorância, e engessa o próprio crescimento, o sujeito alimenta uma visão obtusa do mundo.
Esse criminosos acabam tendo muito dinheiro e poder. Mas com certeza nunca terão o respeito dos filhos, aliás, os filhos vão querer matá-los para roubar sua fortuna. Nunca terão o respeito de suas mulheres, aliás, suas mulheres irão traí-los, para obter algum tipo de prazer que não está ao alcance desses criminosos. Nunca terão amigos, aliás, os amigos irão trapaceá-los, nunca terão dignidade, caráter, pois esses são valores de homens, não de moleques. Enfim, permanecerão sós e sem motivos, e sempre que estiverem chateados, utilizarão o dinheiro para uma satisfaçãozinha básica, mas isso qualquer viciado em drogas, e o crack está ai mostrando isso dá. Aliás, qual será mesmo a diferença entre esses medíocres, esses moleques, e os usuários de drogas? Penso que os usuários de drogas merecem mais respeito e ajuda. Pois talvez um dos motivos de se tornarem usuários de drogas, seja talvez, que não tenham tido oportunidade, afinal de contas, 80% da riqueza que poderia produzir oportunidades estão nas mão de 0,1% de “pessoas”.
Quem não tem respeito a família, quem não tem respeito as mulheres, quem não tem respeito aos seus filhos, aos seus pais, aos seus anciões, ao seu irmão, ao seu semelhante, a sua nação, pode até ter muitas posses, adquiridas de forma leviana e criminosa, mas não tem mais nada não… além de muitas vidas perdidas, desoportunizadas, muitas perturbações, e muito sangue nas mãos… mas o milagre da vida é bem mais poderoso que a ação de alguns irresponsáveis, a vida é devastadoramente criativa, titânica, e em cada ser vive um novo começo. BIG BANG!!!