O Mal Não Existe!!

Publicado: 02/04/2011 em Uncategorized

.

.

Os homens não estão sendo ensinados e não estão aprendendo a acreditar no Deus do seu Coração,

embora tantos sinais, tantas evidências, eles acreditam mais nas ilusões apresentadas aos seus olhos.

Mais na vaidade e na corrupção de suas idéias e de seus sentidos.

.

A vaidade é a mãe da mediocridade, dá ao homem a mentira das certezas,

é afogando-se constantemente dentro dela, que o homem perde a busca do significado, a busca do sentido,

justo ai reina imperiosa toda a maldade, nos subterrâneos da ignorância humana.

.

Mentindo para si mesmo, o homem justifica a sua própria maldade, responsabilizando a Deus pelos seus erros.

A maldade é uma invenção humana, e nos primórdios da evolução hominídia do conhecimento foi necessária, para explicar aquilo que não se sabia, num mundo perdido dentro das trevas do desconhecimento, dentro das trevas da ignorância é preciso que se dê algumas soluções para o deciframento dos enigmas. Mas hoje, as portas do século XXI, essa justificativa da maldade serve apenas para justificar os mentirosos, os covardes, os medíocres e incompetentes em assumirem a responsabilidade pelas próprias ações e criações. Toda vez que um ser humano ceifa a vida de outro, subjuga o outro, desrespeita o outro, provoca mesmo que indiretamente danos ao outro, não pode acovardar-se e dizer que a maldade e criação divina.

.

Que ainda existam ignorantes em suas cavernas, que ainda existam vaidosos em seus castelos isso é fato. Mas não é mais possível negar que toda a maldade, a corrupção, a injustiça que existe hoje, é fruto de uma imensa capacidade de se acovardar, de se omitir, e de inventar justificativas irrascíveis, mentiroras e imorais.

.

“O homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo aquilo que fizer.” Sartre

.

Sartre nos diz também que todo homem tem consciência. Só que alguns tem consciência reflexiva, e muitos consciência não-reflexiva.

Assumir a responsabilidades sobre o próprio comportamento e as ações e consequências dessas ações para o mundo, não é tarefa fácil, não sejamos hipócritas aqui, é uma luta titânica, insurgente, revolucionária. Mas também não podemos negar que o homem é um dos maiores Titãs que já viveu sobre a terra, é até onde sabemos, talvez o único que tenha adquirido a capacidade de compreensão das leis cósmicas do universo.

E é justamente por isso, que o o homem precisa, necessita, conhecer a si mesmo, seus limites, suas potencialidades, para assumir de forma corajosa e exemplar, para seus filhos, irmãos, amigos, descendentes, companheiras, pais, mães, ancestrais e todos aqueles que pisaram sobre a terra com a mesma oportunidade de galgarem os desafios hercúleos da conquista da condição humana. Justo por isso, cada um de nós, candidatos a humanos, precisamos assumir a responsabilidade de  todas as nossas ações sobre o mundo, e mesmo aqueles que não aprenderam ou tiveram a oportunidade de aprender a refletir, mesmo esses, tem que assumir suas ações.

.

Poucos são os que se acovardam, mas muitos são os que se acomodam, e infimos os que se medem pela coragem de aceitar os desafios da vida,  da existência-reflexiva, e da possibilidade de tornarem-se seres humanos, dentro do milagre da vida.

A.L.M.

Deixe um comentário