Arquivo de abril, 2011

Abaixo, os links da excelente palestra do mestre Mario Sergio Cortella:

Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 1/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 2/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 3/4
Não Nascemos Prontos – Mario Sergio Cortella – 4/4
“Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram, quando podiam.” Rabelais

François Rabelais ( escritor francês – 1494-1553)
Ciência sem consciência é somente ruína da alma.
O apetite aumenta quanto mais se come.
O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.
Pois as leis são como as teias de aranha; as simples mosquinhas e as pequenas borboletas se prendem nelas; os grandes trovões malfazejos as rompem e passam através dela.
Ria alegre e continuamente, pois a alegria e o riso são próprios do homem.
Todos os instintos do homem são sãos, contanto que não se voltem para tiranizar outros homens.
Tudo chega com o tempo para quem sabe esperar.

===========================================================================

A 300 quilometros por hora, com certeza é preciso muita coragem para pensar.

Mas não há outra alternativa, os computadores e a inocência não vão tomar decisões vitais para o nosso futuro.

Copiar é colar não traz o novo, não conduz ao fio que leva a invenção de uma nova história, pensar é um característica humana que precisa ser resgatada. Um valor divergente da maioria das instituições de ensino que estão ai se propondo a forma pessoas. Não é a excelência na educação o objetivo destas instituições “educadoras” de hoje. Seu objetivo é o lucro, a qualquer preço, nesse caso, o preço obscuro é a disseminação da irresponsabilidade, da passividade, da ignorância, que levam ao medo e a covardia.

Somente o pensamento e a reflexão serão capazes de nos conduzir ao encontro de alternativas e esta condição de submissão e impotência que nos encontramos hojes, reféns desta estranha criatura, criada por nós mesmos, que se chama mercado, e que eu prefiro chamar de Leviatã.

As instituições não existem por elas mesmas, elas são sustentadas por pessoas. As decisões tomadas pelas instituições, são pensadas e creio que o mais certo hoje seria dizer, impensadas, por homens, que adquiriram seus diplomas tirando 10, copiando e colando, e esquecendo de pensar. Porque pensar nunca leva a nota máxima, não é esse o seu objetivo, pensar sempre será um processo lento, digestivo, “processo”, e ele não tem nota, mas resultados, e o resultado é a prática, a implicação, o compromisso, o comportamento congruente com a idéia.

O resultado é o conhecimento servindo a comunidade. Não há razão para um conhecimento que não sirva ao coletivo. Aliás, se não servir ao coletivo, não é conhecimento, é ignorância, medo do verdadeiro encontro com o real, com o que é.

Estamos juntos!!! Os desafios estão postos sobre a mesa. A verdadeira crise é a de valores.

7 bilhões de indivíduos podem muito bem pensar uma novo mundo. E os 0,1% que detém 80% da riqueza do mundo, podem muito bem juntar-se a nós, alguém tem ceder, para que consigamos avançar.

Interconectados a teia global, podemos sim assumir as rédeas de nossas vidas, podemos sim encontrar alternativas comuns.

Podemos sim assumir que esse mundo individualista, imoral, não pensado, ignorante, deveras criminoso, não é o que queremos para os nossos filhos, para as nossas mulheres, para os nossos anciões.

Podemos muito bem relembrar um pouco a nossa história, quando houve um tempo, em que os nossos filhos, as nossas mulheres e os nossos anciões, eram a nossa maior riqueza. Esse tempo, era um tempo de homens, um tempo de caráter, de honra, não de moleques, não de perversos, não de irresponsáveis, como hoje.

Mas estes perversos, irresponsáveis, são pouco, muito somos nós. Mas quando não assumimos a nossa microparcela de participação, nós deixamos os perversos assumirem. Deixamos os irresponsáveis conduzirem o fio efêmero de nossas vidas. E quando assim fazemos, nós nos juntamos aos perversos, a nossa não ação, não atitude, é dinamite na mão destes perversos.

Se conseguíssemos ao menos convencer o Leviatã e seus discípulos que essa corrupção e essa ganância é ruim para capitalismo, no nosso caso específico do Brasil, e estamos sentido isso na pele, essa corrupção tem causado o nosso subdesenvolvimento. Os recursos estruturais para escoarmos a produção do nosso país foram roubados da nossa nação por uma elite de criminosos. Mas iss foi e está sendo ruim para o próprio avanço do capitalismo. Ou seja, é até burrice, visto que os criminosos ganhariam 10 vezes mais se permitissem que o país crescesse. Essa é a grande façanha da ignorância, e engessa o próprio crescimento, o sujeito alimenta uma visão obtusa do mundo.

Esse criminosos acabam tendo muito dinheiro e poder. Mas com certeza nunca terão o respeito dos filhos, aliás, os filhos vão querer matá-los para roubar sua fortuna. Nunca terão o respeito de suas mulheres, aliás, suas mulheres irão traí-los, para obter algum tipo de prazer que não está ao alcance desses criminosos. Nunca terão amigos, aliás, os amigos irão trapaceá-los, nunca terão dignidade, caráter, pois esses são valores de homens, não de moleques. Enfim, permanecerão sós e sem motivos, e sempre que estiverem chateados, utilizarão o dinheiro para uma satisfaçãozinha básica, mas isso qualquer viciado em drogas, e o crack está ai mostrando isso dá. Aliás, qual será mesmo a diferença entre esses medíocres, esses moleques, e os usuários de drogas? Penso que os usuários de drogas merecem mais respeito e ajuda. Pois talvez um dos motivos de se tornarem usuários de drogas, seja talvez, que não tenham tido oportunidade, afinal de contas, 80% da riqueza que poderia produzir oportunidades estão nas mão de 0,1% de “pessoas”.

Quem não tem respeito a família, quem não tem respeito as mulheres, quem não tem respeito aos seus filhos, aos seus pais, aos seus anciões, ao seu irmão, ao seu semelhante, a sua nação, pode até ter muitas posses, adquiridas de forma leviana e criminosa, mas não tem mais nada não… além de muitas vidas perdidas, desoportunizadas, muitas perturbações, e muito sangue nas mãos… mas o milagre da vida é bem mais poderoso que a ação de alguns irresponsáveis, a vida é devastadoramente criativa, titânica, e em cada ser vive um novo começo. BIG BANG!!!

Se você tiver tempo para ouvir uma possível resposta? Por Mario Sergio Cortella

Vamos lá!!

.

O que é um ser humano?

O homem é um animal racional! – Aristóteles, século 4 antes de Cristo

O homem é um caniço pensante? – Pascoal, século 17

O homem é um cadáver adiado? – Fernando Pessoa

.

Segundo a física quântica estamos num multiverso (vários universos).

E um deles é o nosso universo, que tem formato cilíndrico.

Iniciado ou reiniciado há 15 bilhões de anos desde o Big Bang.

Universo que possui 200 bilhões de galáxias. E uma delas é a nossa.

E no nosso universo existem 100 bilhões de estrelas.

E uma delas estrelas é a nossa, o Sol, uma estrela anã.

Que possue 9 planetas que a rodeiam.

O terceiro desses planetas a partir do Sol é o nosso, a Terra.

E em nosso planeta existem 3 milhões de espécies catalogadas, e estíma-se que existam outras 30 milhões de espécies não catalogadas.

E uma dessas espécies é a nossa, o homo sápiens.

Que vem evoluindo há 200 mil anos, e há 30 mil anos atingiu  um feito grandioso que se chama linguagem escrita.

É claro que todos esses números, essas cifras, são relativas, são apenas referências, para que não nos percamos tanto.

E a 10 mil anos nos reunimos em tribos maiores, e formamos as primeiras civilizações, da qual o Egito é uma das primeiras delas.

E nós somos, nesse exato momento em que escrevo: 6.916.662.(?)(?)(?), os três últimos números não param de crescer, dê um pulo no site: http://www.worldometers.info/pt/ , e confira.

Traduzindo em miúdos, nós somos por volta de 7 bilhões de pessoas.

E um desses homo sapiens é você!! Um ser único, que convencionamos chamar de ser humano.

Que graças a linguagem foi capaz de desenvolver-se tanto, a ponto de conhecer muito sobre a sua própria história.

Quem é você? Quem sou eu?

Karl Sagan disse que nós somos poeira de estrelas?

Fred Mercury cantou que nós somos campeões.

E se nós nos propuséssemos a encontrar essa resposta juntos?

Vamos aprender a engatinhar juntos?!?!

REFLEXÕES

Publicado: 06/04/2011 em Uncategorized
 “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é o Amor.” 1J4,8

 

O Grande Arquiteto é o amor?!

Será que os grandes avatares e o Cristo descobriram a essência do Universo?

O grande mistério da vida é vivê-la na sua máxima potência?

O Amor é a verdadeira e única chave de todos os mistérios!!

Desde a primeira criatura, a essência de toda a vida?!

Será que o Universo comunga dessa mesma essência?!

Oh!! Grande Arquiteto!! Oh!! Universo Infinito!! Tú és o amor?

Ou o amor é a idéia singular humana que traduz / interpreta o Universo?

Se os grandes mestres intuiram essa essência, esse máximo significado, significa que esse é o máximo mistério do universo, ou essa foi a tradução humana para o grande mistério do universo?! Quem veio primeiro, o ovo (célula) ou a galinha (o corpo)?

Se o universo é o Amor, se tudo é o Amor, se somos de fato poeira de estrelas, e como infinitos grãos, a essência que encontramos foi o amor, e somos partes do universo, o amor é a razão máxima do universo?

O Universo não é simples matéria, mas amor, e se amor, essência?

3,5 bilhões de anos de vida até a evolução da inteligência humana a 250 mil anos atrás, e linguagem a 100 mil anos, desde o big bang 16 bilhões de anos para esse entendimento simplório e sublime?

Será que a razão conquistada por nós, através de nossos grandes mestres é a mesma razão do universo?

E será que o que move o universo é essa idéia simples e fundamental, ela é a razão de todo o universo?

Porque para mim não há coisa mais óbvia!! Perfeita!! Singular!! Única!! Para a existência da vida.

Carrego comigo em meu coração, em meus órgãos, em cada célula do meu corpo, em cada rastro da vida, essa certeza!!

Será que o pensamento humano, genuíno, foi capaz de elucidar a essência do universo, visto que carrega dentro de si essa essência, pois feito dela??

Será que o pensamento de fato, e sentimento de fato, é capaz de traduzir essa essência? Que carrega em si o DNA da tradução de todos os mistérios??

Será que o Universo comunga dessa visão??

Será que a poeira de Deus de fato intuiu certo, será que os nossos mestres encontraram a derradeira e singular razão de TUDO!!!

Será que toda a matéria sucumbe a essência?? Ave Sartre!!

E o amor é a versão humana do Infinito??

Será que o amor, além de ser a essência da vida orgânica, não é também a essência de toda a matéria?? Será que a própria matéria não é também vida para as Leis Cósmicas do Amor?

Ou seja, será que ele também não é a essência de todo o universo, e por conseguinte a essência do iniciador do universo??

O Grande Arquiteto!!! DEUS!!!

Será que o amor não é apenas uma intuição ou um constructo humano, mas uma lei maior, que rege TUDO!!

E se temos dentro de cada um de nós essa essência, não estamos intrinsecamente conectados a DEUS?!!

Porque então, temos essa impressão de que este mundo está sem amor?? Será que essa é uma percepção raza, vaga, da vida??

De que este mundo está tão sem a sua máxima essência?? Este mundo está tão sem mistérios!!!

Espero que sim, espero que este sentimento de falta de amor seja apenas mais uma grande ilusão, e que, seu eu me debruçar sobre o avesso de tudo que vejo e percebo, lá estará o amor, insuportavelmente reveledo, insustentavelmente sustentável por si mesmo.

Quem entre os mais viz, criou essa grande ilusão de que o amor esconde-se nos subterrâneos da mente humana!!

Quem entre os mais viz forjou este embuste??

Ou será que tudo isso se tornou assim por puro medo?!! Pura covardia, essa sim, de essência humana, sentimentozinho de nada, fútil, digno de pena.

Medo da simplicidade da essência do Universo!!!

Medo do amor e das consequência bombástica do amor?? BIB BANG!!!

NÃO!!! NUNCA!!! JAMAIS!!!

Medo de se doar e de se converter em essência?

NÃO!!! NUNCA!!! JAMAIS!!!  

TUDO!!! TUDO!! TUDO!!

Menos o NADA!! Ou alguma coisa estúpida preenchendo esse magnífico nada, onde TUDO é possível.

SARAVÁ!!! AMÉM!!! UUU HUUUUU!!!

Estamos JUNTOS!!!!

 

Andrey Mozzer
 
 
 

 

O Mal Não Existe!!

Publicado: 02/04/2011 em Uncategorized

.

.

Os homens não estão sendo ensinados e não estão aprendendo a acreditar no Deus do seu Coração,

embora tantos sinais, tantas evidências, eles acreditam mais nas ilusões apresentadas aos seus olhos.

Mais na vaidade e na corrupção de suas idéias e de seus sentidos.

.

A vaidade é a mãe da mediocridade, dá ao homem a mentira das certezas,

é afogando-se constantemente dentro dela, que o homem perde a busca do significado, a busca do sentido,

justo ai reina imperiosa toda a maldade, nos subterrâneos da ignorância humana.

.

Mentindo para si mesmo, o homem justifica a sua própria maldade, responsabilizando a Deus pelos seus erros.

A maldade é uma invenção humana, e nos primórdios da evolução hominídia do conhecimento foi necessária, para explicar aquilo que não se sabia, num mundo perdido dentro das trevas do desconhecimento, dentro das trevas da ignorância é preciso que se dê algumas soluções para o deciframento dos enigmas. Mas hoje, as portas do século XXI, essa justificativa da maldade serve apenas para justificar os mentirosos, os covardes, os medíocres e incompetentes em assumirem a responsabilidade pelas próprias ações e criações. Toda vez que um ser humano ceifa a vida de outro, subjuga o outro, desrespeita o outro, provoca mesmo que indiretamente danos ao outro, não pode acovardar-se e dizer que a maldade e criação divina.

.

Que ainda existam ignorantes em suas cavernas, que ainda existam vaidosos em seus castelos isso é fato. Mas não é mais possível negar que toda a maldade, a corrupção, a injustiça que existe hoje, é fruto de uma imensa capacidade de se acovardar, de se omitir, e de inventar justificativas irrascíveis, mentiroras e imorais.

.

“O homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo aquilo que fizer.” Sartre

.

Sartre nos diz também que todo homem tem consciência. Só que alguns tem consciência reflexiva, e muitos consciência não-reflexiva.

Assumir a responsabilidades sobre o próprio comportamento e as ações e consequências dessas ações para o mundo, não é tarefa fácil, não sejamos hipócritas aqui, é uma luta titânica, insurgente, revolucionária. Mas também não podemos negar que o homem é um dos maiores Titãs que já viveu sobre a terra, é até onde sabemos, talvez o único que tenha adquirido a capacidade de compreensão das leis cósmicas do universo.

E é justamente por isso, que o o homem precisa, necessita, conhecer a si mesmo, seus limites, suas potencialidades, para assumir de forma corajosa e exemplar, para seus filhos, irmãos, amigos, descendentes, companheiras, pais, mães, ancestrais e todos aqueles que pisaram sobre a terra com a mesma oportunidade de galgarem os desafios hercúleos da conquista da condição humana. Justo por isso, cada um de nós, candidatos a humanos, precisamos assumir a responsabilidade de  todas as nossas ações sobre o mundo, e mesmo aqueles que não aprenderam ou tiveram a oportunidade de aprender a refletir, mesmo esses, tem que assumir suas ações.

.

Poucos são os que se acovardam, mas muitos são os que se acomodam, e infimos os que se medem pela coragem de aceitar os desafios da vida,  da existência-reflexiva, e da possibilidade de tornarem-se seres humanos, dentro do milagre da vida.

A.L.M.